sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Tutorial Básico do Linux


1 – Criar pastas
Obs: No sistema Linux não existe a pasta “meus documentos”. Todos os arquivos e documentos deverão ser salvos em pastas nominadas e identificadas. Caso isso não seja feito, todos os arquivos salvo surgirão como ícones na tela inicial do computador.


a) Clicar menu – pastas de usuários arquivos pessoais (clicar)
b) Maximiza
c) Editar – criar novo – pasta
d) Nominar pasta – Ok


1.1 Criar sub-pastas
a) Clicar na pasta já criada e fazer o mesmo procedimento de criar pasta.
Obs: Para renomear uma pasta: clicar com o direito do mouse e ir em renomear.


2 – Como salvar documentos na pasta criada
a) Qualquer documento a ser salvo na pasta criada segue os mesmos passos, tanto imagem, texto, arquivo da internet, ou seja , para qualquer coisa que se deseje salvar no Linux é necessário a criação de uma nova pasta.
a) Com um documento de texto aberto no Oficcer – arquivo – salvar como (abre um quadro onde aparecerá a sua pasta).
b) Duplo clique sobre a sua pasta (observar que o quadro das pastas ficará em branco, no entanto, sua pasta estará logo acima onde se lê o seguinte: home/aluno/sua pasta.
c) Nomear o arquivo
d) Tipo de arquivo (todos os arquivos salvos no BrOffice Writer (que é o equivalente ao Word do Windows) deverão ser salvos como: Microsoft Word 97/2000/XP. Se isso não for feito os arquivos salvos no Linux não abrirão no Windows. Com esse procedimento qualquer documento salvo no Linux abrirá também no Windows
e) Salvar


3) Como salvar em disquete
a) Colocar o disquete no drive
b) Menu – menu sistema – mídia de armazenamento
c) Para formatar, dar um clique com o botão direito do mouse sobre o floppy e pedir para formatar
d) Duplo clique sobre o floppy drive (deverá aparecer uma bolinha verde) isso indica que o disquete está montado.
Obs. Esse procedimento é necessário para abrir ou salvar documento no disquete. Se ele não for montado não abrirá e não salvará nada.
e) Fechar esta pasta
f) Menu – pasta de usuário – clicar sobre a pasta onde o arquivo a ser salvo está- achar o arquivo e duplo clique sobre o mesmo ( abrirá o arquivo)
g) Arquivo – salvar como (abre o arquivo)
h) Observar no quadro salvar como no canto direito uma seta apontando para cima. Clicar até aparecer a palavra media. Clicar duas vezes sobre a mesma
i) Floppy
j) Salvar (não esquecer de observar tipo de arquivo. Salvar sempre como Microsoft Word 97/2000/XP)
l) Nunca retirar o disquete sem antes desmontá-lo. Este procedimento é necessário pois se o mesmo não for desmontado, mesmo o disquete não estando mais no computador, quando outro usuário utilizar o drive aparecerá o conteúdo do disquete anterior.
Para desmontá-lo basta clicar com o botão direito do mouse sobre o disquete na tela e desmontar


4) Abrir CD de Dados e Áudio
a) Normal, apenas insira o CD que o computador pede o que vc quer fazer.


5) Gravar CD
a) Menu – multimídia – K3b queima de CD e DVD
b) Procurar a pasta (duplo clique)
c) Procurar o arquivo (duplo clique)
d) Queimar


6) Pacote BrOffice
Os Utilitários desse pacote são os mesmo do windows
a) Menu – escritório
b) BrOffice, calc – equivaltente ao excel
c) Br Office impress – equivalente ao power point
d) Br Office Writer – equivalente ao word
O Modo de utilização é o mesmo do Windows, no entanto, lembramos mais uma vez que ao salvar os documentos observar o tipo de arquivo, para que o mesmo possa ser aberto também no Windows.


7) Educativos
a) Menu – Educativos
b) Menu – jogos
c) Menu – gráficos – Tux Paint – (programa equivalente ao Paint no Windows)
d) Menu – jogos – Tuxmath (matemática)
e) Menu – jogos – kidsgames – Childsplay – (jogo de memória)


8) Conteúdo do MEC disponível no computador
a) Menu
b) Ministério da Educação – DVD escola, RIVED, Obras Domínio Público


9) Internet
a) Menu – Internet – navegador da Web (existem vários atalhos para entrar na Internet.
A forma de navegação é igual ao Windows.
Lembrando sempre que para salvar conteúdos no computador é necessário antes criar uma pasta, caso contrário, todo o conteúdo ficara na página inicial como ícone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário